Ir para o conteúdo principal

Marles

Galeria

Aumento das necessidades

A empresa eslovena Marles, fabricante de casas pré-fabricadas, instalou cerca de 442 metros de estantes cantiléver da OHRA para o exterior, para poder abastecer a sua produção de madeira de construção de forma fiável. Em comparação com o armazenamento anterior em blocos de betão, a empresa conseguiu aumentar significativamente a sua capacidade de armazenamento e simplificar consideravelmente o manuseamento de vigas até 13 metros de comprimento. A localização no coração do Bachergebirge (Pohorje em esloveno) colocou desafios acrescidos: Inclinações de três por cento em alguns locais, grandes quantidades de neve e ventos fortes tiveram de ser tidos em conta no planeamento do sistema de estantes.

Casas a partir de fábrica

A Marles é um dos principais fornecedores de casas pré-fabricadas em madeira na Europa. Sendo o maior fabricante esloveno, é sinónimo de modernidade e excelência. As nossas soluções de engenharia inovadoras contribuem para o progresso da indústria e promovem uma vida sustentável com o desenvolvimento de edifícios favoráveis ao clima e energeticamente eficientes. As casas isoladas, os blocos de apartamentos e os edifícios comerciais combinam uma elevada sustentabilidade, eficiência energética e tempos de construção curtos. Todos os elementos pré-fabricados são fabricados nas próprias instalações de produção da empresa, incluindo as instalações de Lovrenc nas montanhas de Bachergebirge. A madeira estrutural necessária para a produção era anteriormente armazenada no exterior sob a forma de feixes de 2,5 a 13 metros de comprimento sobre blocos de betão - protegidos das intempéries por um telhado amovível. No entanto, esta forma de armazenamento ocupava muito espaço e dificultava o acesso rápido a elementos individuais. Além disso, a madeira ficava muitas vezes danificada.

Dez estantes cantiléver para mais capacidade

Por isso, a Marles decidiu substituir o armazém anterior por dez filas de estantes cantiléver da OHRA. As estantes com uma altura de pé de 6.080 milímetros permitem que as embalagens de madeira sejam armazenadas em quatro níveis, oferecendo assim uma capacidade de armazenamento significativamente maior no mesmo espaço. Além disso, é possível o acesso direto a cada artigo. Um teto integrado, com 1,5 metros de profundidade, protege a madeira armazenada das intempéries, enquanto as próprias prateleiras são galvanizadas por imersão a quente.

Cargas de vento, cargas de neve e inclinação

O maior desafio do projeto foi a estática: Não só as estantes tinham de suportar com segurança as elevadas cargas introduzidas pelas condições climatéricas, que podem ocorrer nas montanhas Bachergebirge, como também tinham de ser adaptadas ao declive de três por cento que o terreno apresentava. As equipas da OHRA e da Marles partilharam os cálculos estruturais: Enquanto a OHRA concebeu a estática da estrutura de aço para as cargas de suporte, vento e neve necessárias, os especialistas em casas pré-fabricadas da Marles conceberam e construíram fundações de betão adequadas.

Experiência positiva

No geral, a Marles ficou impressionada com a flexibilidade da OHRA no projeto. Mesmo durante a fase de produção, foi possível efetuar alterações no sistema de estantes sem adiar a data de entrada em funcionamento. A duração total do projeto, desde a encomenda até à conclusão, foi de apenas três meses. A Marles foi informada diariamente sobre o progresso do projeto. "Toda a experiência do cliente com a OHRA, desde o primeiro contacto até à realização, foi perfeita e deixou uma impressão duradoura de profissionalismo e cuidado", conclui o Sr. Škorjanc na Marles.

Sobre a Marles:

Com mais de 125 anos de tradição na construção de soluções em madeira amigas do ambiente e inovadoras e amigas da natureza, a Marles é o fornecedor líder de edifícios modernos e sustentáveis de madeira pré-fabricada na Europa. Até à data, a Marles construiu mais de 30 000 propriedades individuais e mais de 400 jardins-de-infância e escolas e desempenha uma importante função estratégica no desenvolvimento da construção sustentável em madeira pré-fabricada.Todos os materiais utilizados na produção das casas, todo o sistema de construção da Marles e o processo tecnológico cumprem as normas internacionais, com um controlo regular da produção efetuado por peritos independentes de instituições reconhecidas internacionalmente que atribuem à empresa certificados de conformidade e selos de qualidade. Com as suas soluções de engenharia inovadoras, contribuem para o progresso do sector e promovem a construção sustentável em madeira.