Galeria
Construção de paredes alternativa
A empresa francesa de carpintaria/construção em madeira/especializada na construção de casas Bati-Nature com isolamento em palha aumentou as suas capacidades de armazenamento graças a um sistema de estantes especial da OHRA que permite armazenar materiais à base de madeira e elementos de parede prefabricados. Duas estantes cantiléver com 24 metros de comprimento e apoios para cobertura integrados formam as paredes da construção tipo pavilhão. Entre estas um espaço redondo, com 6 metros de largura, transitável, onde as paredes com estrutura de madeira são armazenadas na vertical. A OHRA necessitou de apenas aproximadamente semana e meia para montar este novo edifício de armazenamento adaptado.
A Bati-Nature é uma Cooperativa de Produção (SCOP), que pensa a construção de outra forma: A empresa que conta com 20 funcionários pretende, por um lado, realizar uma construção com níveis de conforto e personalizada, tendo especial atenção às consequências ambientais da construção e sua pegada ecológica. Por outro lado, enquanto cooperativa de propriedade dos funcionários, a empresa combina técnicas de produção industrial com um elevado grau de orientação para os funcionários.
Na planificação do novo armazém a Bati-Nature seguiu igualmente o seu caminho: o objetivo consistia em dispôr de uma maior capacidade de armazenamento adicional, para madeira de construção, vigas e outros materiais à base de madeira, estruturas de madeira com vários metros de altura e largura, e elementos de parede com isolamento a palha. Ao invés de construir um pavilhão convencional para os elementos de parede, com estantes separadas para os materiais à base de madeira, a empresa reuniu as duas opções com a ajuda da OHRA.
Assim, a OHRA montou duas filas de estantes cantiléver com 24 metros de comprimento. Tanto os braços cantilever como os apoios das estantes estão orientados para o exterior. Os apoios das estantes com 5,51 metros de altura suportam adicionalmente apoios de cobertura de ambos os lados com 3,2 metros de comprimento. As estantes estão orientadas de modo a formar uma zona de armazenamento no solo, redonda, coberta, com cerca de 6 metros de largura. O facto de os apoios das estantes estarem orientados para fora permite o fácil acesso com veículos. É aqui que são armazenados os elementos de parede prefabricados. Nas paredes exteriores, as estantes cantiléver com 1,2 metros de comprimento e uma capacidade de carga de 800 kg formam três níveis de armazenamento coberto (com dois ou quatro pés de apoio). É aqui que são armazenadas as vigas e as madeiras de construção.
Com apenas semana e meia de tempo de montagem, esta construção foi capaz de aumentar rapidamente as capacidades de armazenamento, ao contrário do que aconteceria com um pavilhão convencional.